Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFS: Contribuições da Sua Produção de Conhecimento

Autores

  • Ana Carolyna Ribeiro Sales
  • Weslany Thaise Lins Prudêncio
  • Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.47764/e24052020

Palavras-chave:

SERVIÇO SOCIAL, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, PÓS-GRADUAÇÃO

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a produção do conhecimento do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (PROSS/UFS), dando ênfase nas principais áreas de estudos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória com fontes bibliográficas e documentais que teve uma abordagem quanti-qualitativa norteada pelo materialismo histórico dialético. Observou-se que o PROSS/UFS em mais de uma década tem acumulado 105 dissertações cuja temáticas se articulam com os contextos históricos, o que contribui tanto para a formação quanto para o exercício profissional. Foram identificadas uma diversidade de temáticas que se relacionam com áreas de atuação profissional e/ou áreas de pesquisa do Serviço Social, se destacando as temáticas direcionadas a saúde, educação, fundamentos e trabalho.

Biografia do Autor

Ana Carolyna Ribeiro Sales

Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação em Serviço Social e Políticas Sociais (GEPSSO).

Weslany Thaise Lins Prudêncio

Mestranda em Serviço Social Pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação em Serviço Social e Políticas Sociais (GEPSSO), desde 2019. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Marxismo e Serviço Social (NEPMASS).

Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (1972), mestrado (1977) e doutorado (1994) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (PROSS/UFS). Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos, Formação em Serviço Social e Políticas Sociais - GEPSSO.

Referências

CAPES. Relatório de Avaliação 2017-2020 – Avaliação Quadrienal 2021/Serviço Social. Brasília, 2021.

CLOSS, Thaísa Teixeira. Fundamentos do Serviço Social: um estudo a partir da produção da área. 2015. 253 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Os caminhos da pesquisa em Serviço Social. In: ENCONTRO

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 11., 2004, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: ABEPSS, 2004.

PRATES, Jane Cruz; CLOSS, Thaísa Teixeira; CARRARO, Giselle. Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil: tendências das áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas. Serviço Social em Revista, v. 18, n. 2, p. 5–33, 2016.

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Ribeiro Sales, A. C., Thaise Lins Prudêncio, W., & Vasconcelos Gonçalves, M. da C. . . . . (2024). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFS: Contribuições da Sua Produção de Conhecimento. Revista Internacional Educon, 5(3), e24052020. https://doi.org/10.47764/e24052020

Edição

Seção

Artigos