(um recado do coração)

Chegamos ao fim de mais um ano com a certeza de que nenhuma rede se sustenta sozinha: ela se sustenta com gente.
E o Grupo EDUCON é exatamente isso, gente boa, de ideias fortes e que chega junto de verdade. Por isso, antes de qualquer coisa, fica aqui o nosso muito obrigado a cada pesquisador(a), estudante, parceiro(a), parecerista, organizador(a), colaborador(a) do Brasil e do exterior… a cada pessoa que fez esse grupo pulsar, mesmo nos dias corridos, mesmo na coragem”, mesmo com o Lattes implorando por socorro, o orientador no pé cobrando o texto da tese/dissertação; o edital do concurso prestes a sair; os processos seletivos de mestrado e doutorado para avaliar e tudo o mais! 😄
Este Natal, porém, também chega com um sentimento que a gente não consegue disfarçar, o coração apertado pela partida do nosso sempre jovem Bernard Charlot.
Sim, Bernard, porque o ser humano vinha muito antes de qualquer título. Professor Doutor era apenas uma de tantas formações e reconhecimentos que ele possuía. A saudade dói, pela importância intelectual, pela presença humana e, principalmente, pelo jeito simples e bem-humorado de tornar as coisas profundas sem perder a leveza.
Bernard nos ensinou muito sobre pesquisa, educação e, sobretudo, sobre como pensar com rigor sem perder o senso crítico.
E é justamente por isso que, apesar da tristeza, a mensagem principal deste fim de ano é de continuidade: o legado dele não termina, ele se transforma em caminho e construção coletiva de (novos) sentidos, como ele imortalizou em um de seus artigos na nossa Revista Internacional Educon: “Aprender é vivenciar o mundo e dar-lhe sentido, entrelaçar a sua vida com a dos outros, defini-la como um projeto particular e singular” (Charlot, 2024, p. 12).
Os próximos meses vão trazer desafios novos e significativos para nosso Grupo: consolidar projetos, fortalecer as linhas de pesquisa, ampliar parcerias, manter o Colóquio vivo e coerente com o que pesquisamos… e fazer tudo isso sem perder a alegria do encontro, que era uma marca dele (quem consegue lembrar o rosto dele empolgado nos intervalos de cada mesa-redonda/conferência, sempre com a pasta a tira colo, e o ânimo de um jovem universitário? Sempre entusiasmado em ouvir e interagir com seus interlocutores, fossem eles uma aluna graduanda do primeiro período ou um colega Doutor da Universidade).
🌟 Para inspirar o próximo ano
Se tem uma coisa que o Prof. Bernard não gostava era de “grupo parado. Ele gostava de grupo vivo, com gente que estuda, discute, escreve, diverge com respeito, publica, orienta, volta e melhora. E a melhor homenagem que podemos fazer é simples: SEGUIR JUNTOS – com seriedade e compromisso, mas sem sisudez; com método, mas sem vaidade; com trabalho, mas com alegria.
Que este Natal renove em cada um de nós a vontade de continuar: unidos, curiosos, generosos e mobilizados.
🎁Com carinho e gratidão,
Grupo EDUCON – Educação e Contemporaneidade (CNPq/UFS)
Profa. Dra. Veleida Anahí Capua da Silva Charlot
Prof. Dr. Bernard Charlot (in memoriam)
Prof. Dr. Yan Cápua Charlot
