Avaliação Cognitiva em Aplicações Pedagógicas Digitais: uma proposta de aplicação para a Segurança Pública

Autores

  • Josete Bispo Ribeiro Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sr. Alfredo Matta Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.47764/e20011022

Palavras-chave:

AVALIAÇÃO COGNITIVA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, DECISÃO QUALIFICADA, SEGURANÇA PÚBLICA

Resumo

Este artigo descreve um instrumento de avaliação construído para qualificar a atuação de profissionais da área de segurança pública, quando submetidos a simulações virtuais requerentes de decisões estratégicas. Como elemento constitutivo de uma aplicação pedagógica digital, voltada para utilização em processos instrucionais à distância, este modelo de avaliação baseou-se nos princípios da Ciência Cognitiva, enquanto base epistemológica para avaliar indícios de Aprendizagem Minimizada e Metaconsciência nos sujeitos pesquisados, além dos pressupostos da Praxiologia, na medida em que, nas ações formativas e instrucionais, típica de profissionais da área de segurança pública, tornam-se indispensável a associação do conhecimento teórico com a experiência prática. Por se tratar de uma investigação sobre tecnologias educacionais, utilizamos a metodologia do Design Based Research (DBR), como método de pesquisa. A modelagem construída apresentou resultados de efetividade e adequação cognitiva para avaliação de competências cognitivas, operativas e atitudinais, em segurança pública, tornando-a apropriada para fins pedagógicos.

Biografia do Autor

Josete Bispo Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA), Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Assistente, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora de projetos de Pesquisa e Extensão Universitária financiados pela UNEB.  Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sociedade em Rede - Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais. Pesquisadora em Ciência Cognitiva e Construção do Conhecimento, nas áreas de: Finanças pessoais e empresariais, com foco em Significado do Dinheiro e Hábitos de Consumo; Cidadania Financeira, com ênfase em Inclusão Financeira, Proteção Consumerista e Educação Financeira; Segurança Social, com abordagem em Investimentos e Previdência Social. Na área da Economia Informal, investiga os aspectos financeiros dos Trabalhadores Informais e Microempreendedores Individuais (MEI). Em Segurança Pública, estuda a utilização dos jogos virtuais (Serious Games), como ferramentas pedagógicas para aperfeiçoamento de competências cognitivas, operativas e atitudinais nos profissionais policiais militares. Orientadora de graduação e pós-graduação (Lato Sensu). Parecerista de periódicos científicos.

Sr. Alfredo Matta, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pesquisador do CNPQ, DT2, Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006). Atualmente trabalha na Universidade do Estado da Bahia. É Professor do Doutorado Interinstitucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidades. Coordenador de Projetos de Pesquisa financiados pelo FNDE, MEC, MCT, CAPES, CNPQ, FAPESB e UNEB. Se dedica à pesquisar em modelagem computacional aplicada a EAD e a Tecnologia Educacional, e à educação em geral, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de uma sociedade em rede, permeada de translocalidades pluriculturais, onde focaliza a variedade de plurilinguismo de expressão portuguesa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educativa, educação à distância, informatica educacional, tecnologia da informação, pluriculturalidade, plurilinguismo de expressão portuguesa. Em História é pesquisador da História da Bahia e da História Medieval Ibérica. Orientador de Doutorado. Coordenador do Núcleo Bahia da Associação Brasileira de Educação a Distância. Membro da Academia Baiana de Educação, do Instituto Geográfico Histórico da Bahia e da Academia Portuguesa da História.

Referências

Brown, A. L. (1992). Design Experiments: Theoretical and Methodological Challenges in Creating Complex Interventions in Classroom Settings, Journal of the Learning Sciences, 2:2, 141-178, DOI: 10.1207/s15327809jls0202_2

Collins, A. (1992). Toward a design science of education. In E. Scanlon & T. O’Shea (Eds.), New directions in educational technology. Berlin: Springer-Verlag. https://doi.org/10.1007/978-3-642-77750-9_2

Collins, A., Joseph, D. e Bielaczyc, K. (2004). Design Research: Theorical and Methodological Issues. The Journal of the Learning Sciences. 13(1). 15-42. Lawrence Erlbaum Associates, Inc. DOI: 10.1207/s15327809jls1301_2

Fraga, C.K. (2006). Peculiaridades do trabalho policial militar. Revista Virtual Textos & Contextos, nº 6, dez.

Frawley, W. (2000). Vygotsky e a ciência cognitiva: linguagem e integração das mentes social e computacional. Tradução: Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Herrington, J., McKenney, S., Reeves, T., Oliver, R. (2007). Design-based research and doctoral students: Guidelines for preparing a dissertation proposal, Edith Cowan University: ECU Publications. Recuperado de http://doc.utwente.nl/93893/1/Design-based%20 research%20and%20doctoral%20students.pdf

Lévy, P. (1993). As tecnologias da Inteligência: O futuro do pensamento: A era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Ed. 34. São Paulo.

Lima, M. F., Jimenez, S. V. e Carmo, M. (2008). Funções Psicológicas Superiores e a Educação Escolar: Uma leitura crítica a partir de Vygotsky. Verinotio - Revista On-line de Educação e Ciências Humanas. Nº 8, Ano IV.

Matta, A. E. R. (2006). Tecnologias de aprendizagem em rede e ensino de história – utilizando comunidades de aprendizagem e hipercomposição. Brasília: Líber Livro Editora.

Matta, A. E. R. (2014). Desenvolvimento de Metodologia de Design Sócio Construtivista para a Produção de Conhecimento. [Texto apresentado pelo autor na disciplina Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento-Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento-Universidade Federal da Bahia]. Salvador.

Matta, A. E. R., Silva, F. de P. S. da, Boaventura, E. M. (2014) Design Based Research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, jul./dez. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p

MJ/SENASP (2008). Matriz Curricular Nacional para Ações Formativas dos Profissionais da Área de Segurança Pública. Ministério da Justiça e Secretária Nacional de Segurança Pública. Versão Modificada e Ampliada, Brasília.

Prensky, M. (2012). Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução: Eric Yamagute; Revisão técnica: Romero Tori e Denio Di Lascio – São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Ramos, P., Giannella, T. R. e Struchiner, M. (2009). A pesquisa baseada em design em artigos científicos obre o uso de ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de Ciências: uma análise preliminar. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. 8 de novembro. ISSN:21766949.

Ribeiro, J.B. (2013). Conhecimento por simulação e segurança pública: O role playing game (RPG) by Moodle como tecnologia educacional para desenvolvimento de competências profissionais. VII Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade. Departamento de educação. Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aracaju.

Sánchez Vásquez, A. (2011). Filosofia da práxis – 2ª ed. – Buenos Aires:Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – Clacso : São Paulo : Expressão Popular, Brasil.

Santos, J. M. (2013). A Pesquisa científica em segurança pública: Um estudo sobre os cursos de pós-graduação lato sensu como instrumento de gestão do conhecimento institucional na Polícia Militar da Bahia. Trabalho de conclusão de curso do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública. Convênio Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Polícia Militar da Bahia (PMBA). Salvador.

Vygotsky, L. S. (2008). Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica José Cipolla Neto – 4ª ed. - São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra; 2ª ed. - São Paulo: WMF Martins Fontes.

Wang, F., Hannafin, M.J. (2004). Design-based research and technology-enhanced learning environments. ETR&D 53, 5–23. https://doi.org/10.1007/BF02504682

Wenger, E. (1998). Communities of Practice: Learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press.

Zanella, A. V. (1994). Zona de Desenvolvimento Proximal: Análise teórica de um conceito em algumas situações variada. Temas em psicologia. São Paulo.

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Bispo Ribeiro, J., & Eurico Rodrigues Matta, A. (2021). Avaliação Cognitiva em Aplicações Pedagógicas Digitais: uma proposta de aplicação para a Segurança Pública. Revista Internacional Educon, 2(1). https://doi.org/10.47764/e20011022

Edição

Seção

Artigos