O Não Reconhecimento dos Sujeitos No Espaço Escolar: Saberes Invisibilizados

Autores

  • Reinaldo Batista dos Santos UFAL
  • Janine Oliveira Cardeal UFAL

DOI:

https://doi.org/10.47764/e21022008

Palavras-chave:

Invisibilidade, Currículo escolar, Saberes

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender e dar visibilidade aos saberes e trajetórias escolares expostas pelos trabalhadores de limpeza  que realizam atividades laborais numa universidade pública federal. Selecionamos para este trabalho apenas a memória narrativa escolar de seis trabalhadores. Tal pesquisa aponta para a trama da memória narrativa das trajetórias como “experiências narráveis” (BENJAMIN, 1987). Assim, são nas dobras destas narrativas – memórias nas quais se confundem passado-presente-futuro – que se rompe a pretensão de uma linearidade cronológica, para dar vez e visibilidade àqueles que se (re)inventam em suas histórias, em busca de uma justiça social e, sobretudo, de uma “justiça cognitiva” (SANTOS, 2004).

Biografia do Autor

Janine Oliveira Cardeal, UFAL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL). Professora da rede pública de ensino básico no município de Maceió. Pedagoga da rede de proteção social especial pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Atuou como docente (substituto) da Universidade Federal de Alagoas (2018 - 2019) e, atualmente, é professora da Faculdade Estácio de Sá em Maceió. Suas pesquisas recentes discutem temas relacionados aos processos educativos Não Formais, Terceiro Setor e a relação ONGs e Estado.

ninecardeal@gmail.com.

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 3ª edição, 1987.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

HERNÁNDEZ, Fernando. Da alfabetização visual ao alfabetismo da cultura visual.Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2009.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Boaventura & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa & MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

UNESCO. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos. Declaração de Hambur­go sobre a Educação de Adultos. Hamburgo, Alemanha, julho 1997.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Batista dos Santos, R., & Oliveira Cardeal, J. . (2021). O Não Reconhecimento dos Sujeitos No Espaço Escolar: Saberes Invisibilizados. Revista Internacional Educon, 2(2), e21022008. https://doi.org/10.47764/e21022008

Edição

Seção

Artigos