A Importância de Arlindo Cruz nas Transformações do Samba a partir da Década de 1980

Autores

  • João Luís dos Santos Meneses

DOI:

https://doi.org/10.47764/e22031005

Palavras-chave:

Samba, Pagode, Identidade Cultural, Musicologia

Resumo

O samba tocado nos “fundos de quintal” é uma tradição presente na cultura brasileira desde pelo menos o início  do século XX, como revela a literatura (LOPES, 1992; SANDRONI, 2001; VIANNA, 2004). Tal prática  “sobreviveu” nas favelas cariocas e permaneceu alheia à indústria fonográfica até a “descoberta” de Beth  Carvalho e do produtor musical Rildo Hora na década de 1970, o que originou diversas transmutações no  samba, sobre as quais este trabalho pretende discutir, especialmente aquelas provenientes do cantor carioca  Arlindo Cruz. Sob a perspectiva transdisciplinar, ancorada especialmente em autores como Stuart Hall (2005),  Hobsbawn (1997) e Tagg (1999), objetiva-se refletir sobre as seguintes perguntas: quais são as características  dessa nova linguagem? Como elas dialogam com o seu tempo histórico? Em outras palavras, pretende-se  investigar, analisar e interpretar aspectos sonoros – letra, melodia, harmonia, ritmo e expressão - e extra sonoros - signos e sinais manifestados nos discursos, na idumentária e nos estilos de vida dos músicos - a partir  da hipótese de que tais práticas são construções híbridas decorrentes da mundialização, onde as culturas  distintas rompem fronteiras e se inter-relacionam criando novas “subculturas”. Tal processo é característico do  que Hall (2005) chama de “identidade cultural na pós-modernidade”.

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Publicado

2022-04-15

Como Citar

dos Santos Meneses, J. L. . (2022). A Importância de Arlindo Cruz nas Transformações do Samba a partir da Década de 1980 . Revista Internacional Educon, 3(1), e22031005. https://doi.org/10.47764/e22031005

Edição

Seção

Artigos