As Sequências Didáticas no Ensino de Ciências e Matemática no Brasil

Autores

  • Kênya Maria Vieira Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Ritianne de Fátima Silva de Oliveira Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
  • Marta Maria Pontin Darsie Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47764/e20011011

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ciências, Ensino, Matemática, Sequência Didática

Resumo

Tem-se como objetivo analisar os trabalhos acadêmicos defendidos no Brasil entre os anos de 2015 a 2019 na área de concentração de Ciência e Matemática que apresentam como objeto de estudo uma proposta de Sequência Didática (SD). A presente pesquisa é de natureza qualitativa e se classifica, do ponto de vista de seus objetivos, como descritiva-exploratória. Para a busca dos trabalhos acadêmicos da plataforma da Capes, usou-se como referencial metodológico os estudos de Sampaio e Mancini (2007). Entre os aportes teóricos referenciados nos trabalhos analisados constam: Zabala, Ausubel, Delizoicov, Pais e Carvalho. Das estruturas de SDs apreendidas destacam-se as desenvolvidas com base nos 3 momentos pedagógicos cunhados por Delizoicov a partir de Freire: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Observa-se que a problematização é um item comum nas estruturas das SDs. Essas que se distinguem devido às suas particularidades, e possuem como principal objetivo promover a aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.  

Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Canaã dos Carajás, Brasil.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Professor no PPGECEM/REAMEC da Universidade Federal de Mato Grosso, e nos Programas de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Marta Maria Pontin Darsie , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil.

Professora e Coordenadora Geral do PPGECEM/REAMEC da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. 

Referências

Abreu, R. O. (2015). A realidade aumentada como recurso didático alternativo para o ensino de astronomia: uma sequência didática para o estudo do sistema solar. 129f. 2015 (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí.

Araújo, B. O. P. de. (2018). Proposta pedagógica e considerações sobre uma educação sexual mais humana e emancipatória. 2018. 185f. (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) Instituição de Ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha Biblioteca Depositária: Biblioteca Nilo Peçanha do IFES.

Areias, G. B. (2018). Aprendizagem móvel em espaços educativos: uso do celular no contexto do ensino fundamental. 2018. 105f. (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vila Velha biblioteca depositária: biblioteca do centro de referência em formação e em educação a distância (CEFOR/IFES).

Carvalho, A. M. P. de., & GARRIDO, E., & CASTRO, R. S. de. (1995). El papel de las actividades em la construcción del conocimiento em classe. Investigación em la Escuela, (25), p. 60-70, 1995. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/59632. Acesso em: 12 jul. 2020.

Carvalho, N. P. A. (2016). Horta escolar: contribuições da interdisciplinaridade e de atividades investigativas para a alfabetização científica. 2016 164f. (Mestrado Profissional Em Educação para Ciências e Matemática Instituição de Ensino), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí Biblioteca Depositária: Biblioteca do Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí.

Castro, M. do C. de. (2019). Análise de uma sequência didática com enfoque CTS e ensino por investigação a partir da temática "água potável". 2019 171f. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) Instituição de Ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecn. de São Paulo, São Paulo, Biblioteca Depositária: Biblioteca Francisco Montojos - IFSP/SPO.

Celante, G. X. M. (2016). Momentos pedagógicos sobre a destilação da cachaça: da Contextualização Histórica ao Contexto Social. IFES, 2016. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Vitória, ES.

Cora, R. A. (2019). Uma viagem às origens: o ensino de evolução humana a partir de uma sequência didática na perspectiva da alfabetização científica. 2019. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

Cruz, M. (2016). Sequência Didática sobre fármacos ansiolíticos baseada na abordagem de resolução de problemas: análise a partir de aspectos da teoria da atividade de Leontiev, 2016. 164 f. (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE.

Delizoicov, D.; (2008). La Educación en Ciencias y la Perspectiva de Paulo Freire. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.2, p.37-62, julho, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242167234_La_Educacion_en_Ciencias_y_la_Perspectiva_de_Paulo_Freire. Acesso em: 12 jul. 2020.

Delors, J. (Coord.). (2003). Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC/UNESCO.

Fagundes, D. S. (2015). Criação, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o curso de cuidadores de idosos apoiada na metodologia da problematização. 2015. 136f. (Mestrado Profissional em Ensino Instituição de Ensino) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Gehrke, T. T. (2017). Trilhos matemáticos como contexto para o ensino e a aprendizagem de geometria espacial com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. 2017. 117f. (Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Franciscana, Santa Maria Biblioteca Depositária: Centro Universitário Franciscano.

Germano, J. G. da C. (2016). Uma proposta de abordagem dos números complexos com o uso do Geogebra, 2016 131 f. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza Biblioteca Depositária: Biblioteca do Curso de Matemática (bcm) Ufc.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo, SP: Atlas.

Guimarães, Y. A. F.; & GIORDAN, M. (2011). Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Anais... Campinas. Educação em Ciências. Campinas: USP, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0875-2.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

Lima, F. S. R. (2019). O horário de verão em debate: uma proposta para o ensino de Física na EJA baseada nos três momentos pedagógicos. 2019. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2019.

Luz, L. H (2015). Matemática Financeira no Ensino Fundamental: uma questão para o 7º Ano, 2015, 115f. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil, Canoas Biblioteca Depositária: Martin Lutero.

Maciel, G. S. (2015). Proposta de uma Sequência Didática sobre tópicos de Física Quântica através do uso de simulações Computacionais e da Determinação da Constante de Planck com Leds Aplicado ao Ensino Médio, 2015, 92f. (Mestrado Profissional em Ensino de Física). Universidade Federal do Espírito Santo, São Paulo, SP.

Moreira, A. E. R. (2015). O sol, a Terra e os Seres Vivos: uma proposta de sequência didática para o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. 2015. 97f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Moreira, M. A. (2007). Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica. In: I Encuentro Nacional sobre Enseñanza de la Matemática, Anais... Tandil, Argentina. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/visaoclasicavisaocritica.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

Nardi, R. (2015). A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Editorial. Ciência & Educação. Bauru, vol.21, nº.2, Apr./June, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200001. Acesso em: 17 fev. 2020.

Oliveira, M. M. de. (2013). Sequência didática formativa no processo de formação de professores. Petrópolis, RJ: Vozes.

Oliveira, T. de C. (2016). Educação CTS: uma experiência didática com o tema substâncias psicoativas, 217f. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo Biblioteca Depositária: IFSP.

Pais, L. C. (2015). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Edição Kindle. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Ribeiro, R. K. P. (2016). Produção de significados utilizando o jogo planeta química com base na teoria da ação mediada. 138 f. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA.

Sampaio, R.F., & Mancini, M.C. (2007). Systematic review studies: a guide for careful synthesis of the scientific evidence. Rev. bras. fisioter. [online]. 2007, vol.11, n.1, pp.83-89. ISSN 1413-3555. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rb.fis/v11n1/12.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.

Santos, K. de F. dos (2017). O Ensino do conteúdo de soluções químicas sob a perspectiva da educação no campo com enfoque agroecológico. 2017. 91f. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

Saugo, C. (2016). Explorando a informática educativa como alternativa de ensino da geometria plana na educação básica. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS.

Silva, C. da C. e. (2019). Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos. 2019. 70f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto de Ciências Exatas e Geociências. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo,

Sousa, M. M. de. (2015). Dialogicidade, experimentação e aprendizagem cooperativa aplicadas ao ensino de ligações químicas e interações intermoleculares. 2015. 97f. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFC.

Zabala, Antoni. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed.

Publicado

2020-09-26

Como Citar

Vieira Lopes, K. M., de Fátima Silva de Oliveira, R., Vizolli, I., & Pontin Darsie , M. M. (2020). As Sequências Didáticas no Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Revista Internacional Educon, 1(1), e20011011. https://doi.org/10.47764/e20011011

Edição

Seção

Artigos