Os Sentidos da Universidade: Trajetórias de Estudantes Bolsistas no Ensino Superior Privado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47764/e21021006

Palavras-chave:

Relação com o Saber, Ensino Superior Privado, Ensino Médio, Estudantes Bolsistas

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que procurou compreender identificar a trajetória escolar e os móbeis para o ingresso na universidade de estudantes bolsistas universitários de uma instituição privada de educação superior. O campo da pesquisa foi o Centro Universitário AGES (UniAGES) localizado no estado da Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram 6 estudantes bolsistas de licenciatura, dois bolsistas de cada programa: Fies, ProUni e ProVIDA. A fim de alcançar este propósito foi utilizado como referencial a teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot (2000, 2001, 2005, 2006, 2009). A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que há uma valorização do Ensino Superior como a chave para o futuro e promessa de uma vida melhor. São trajetórias de estudantes de origem popular que tiveram uma educação básica pública e buscam uma possibilidade de mudar de vida.

Biografia do Autor

Karina Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Educação também pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); especialista em Letras Português e Linguística pela Faculdade Amadeus (FAMA) e em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário AGES (UniAGES); graduada em Letras Português e Literaturas portuguesas – AGES. No UniAGES integra o NDE e COLEC. Na UFS faz parte do Grupo de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Atualmente é professora no Centro Universitário AGES (UniAGES). Foi integrante da comissão de avaliação do processo seletivo para Medicina da Faculdade AGES de Jacobina (BA), Gestora do projeto de iniciação científica - Projeto Integrador do Centro Universitário AGES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior privado,  relação com o saber, conhecimento e aprendizagem.

Ana Maria Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (UFRB/CECULT)

Socióloga. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Professora/Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas (UFRB/CECULT). Vice Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Educação, Cultura e Diversidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON).

Referências

Berger, M. A. (2010). Trajetória e progressão do aluno da escola pública no ensino superior: desafios e relação com o saber. Em Charlot, Bernard. (org.) Juventude popular e universidade: acesso e permanência. São Cristóvão: Editora UFS.

Bicalho, M. G. P. (2004). Ensino Superior Privado, Relação Com o Saber e Reconstrução Identitária. (Tese inédita de Doutorado), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Bourdieu, P. & PASSERON, J. C. (1975). A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. (Reynaldo Brandão, Trad.). Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves.

Bourdieu, P. (1998). Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes.

Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. (Bruno Magne, Trad.). Porto Alegre: Artmed, 2000.

Charlot, B. (2006). As novas relações com o saber na universidade contemporânea. Em NASCIMENTO, Jorge Carvalho do (dir) Ensino Superior, Educação Escolar e Práticas Educativas Extra-Escolares. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe.

Charlot, B. (2009). A relação com o saber nos meios populares uma: investigação nos liceus profissionais. (Catarina Matos, Trad.). Porto - Portugal: LEGIS.

Charlot, B. (2013). Da relação com o saber às práticas educativas. 1.ed. São Paulo: Cortez.

Coulon, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. (Georgina Gonçalves dos Santos & Sônia Maria Rocha Sampaio, Trad.). Salvador: EDUFBA, 2008.

Lambertucci, G. M. (2007). Um olhar sobre o percurso acadêmico de bolsistas do Prouni da PUC Minas, na perspectiva da Relação com o Saber. (Dissertação inédita de mestrado), Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Neves, E. D. (2012). Os estudantes da UFF-Campos: quem são e suas relações com o saber. (Relatório-Técnica inédito de Pós-Doutorado), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Neves, E. D. (2015). As relações com o saber acadêmico de estudantes universitários. (Relatório Técnico inédito de Pós-doutorado), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Teixeira, A. M. F. (2010). Jovens universitários de origem popular: caminhos entre o acesso e a permanência na universidade pública. Em CHARLOT, Bernard. Juventude popular e universidade: acesso e permanência. São Cristóvão: Nossa Gráfica.

Zago, N. (maio/ago. 2006). Do acesso à permanência no ensino superior: Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, 11 (32), 226-370.

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Vieira, K., & Teixeira, A. M. . (2021). Os Sentidos da Universidade: Trajetórias de Estudantes Bolsistas no Ensino Superior Privado. Revista Internacional Educon, 2(1), e21021006. https://doi.org/10.47764/e21021006

Edição

Seção

Artigos